Como fazer queijo ricota


Adicione 1 1/2 galão de leite, 2 xícaras de creme de leite e 1 colher de chá de sal em uma panela de fundo grosso e aqueça, mexendo ocasionalmente, em fogo médio até atingir 180 graus.

Quando a mistura atingir 180 graus, retire a panela do queimador.

Depois de remover a panela do queimador, adicione lentamente 1/2 xícara de suco de limão ao leite.

Imediatamente após adicionar o limão, mexa delicadamente para distribuir. Em seguida, deixe descansar por 20 minutos, permitindo que os sólidos do leite formem coalhada. * A agitação quebra a coalhada e torna-a difícil de remover.

Enquanto a coalhada está se formando, prepare a peneira. Coloque-o sobre uma tigela (ou qualquer coisa) que coletará o soro à medida que for drenado. Coloque uma camada dupla de gaze na peneira.

Como isso.

Delicadamente, use a colher para retirar a coalhada do líquido. Quanto mais devagar você se mover, menos coalhada quebrará. Pedaços pequenos não formarão coalhos maiores e são difíceis de remover. Você perderá algum rendimento.

Em seguida, coloque a coalhada na peneira forrada com gaze. Continue removendo toda a coalhada desta forma até que nenhum ou poucos restem.

Após a primeira rodada de colher toda a coalhada, o líquido ainda terá a aparência de leite. Continue alternando a adição de 2 colheres de sopa de suco de limão, mexendo, sentando e pegando até que o líquido fique translúcido.

Quando terminar, junte as laterais do pano e balance o queijo um pouco para frente e para trás para liberar o líquido preso, dobre o pano sobre o queijo e leve à geladeira até que pare de escorrer.

Este queijo fica delicioso com massa, misturado com ervas e barrado no crostini ou na torta. Veja meu guia para fazer uma torta de ricota de 10 "(fácil). Fica macia e cremosa quando feita com queijo caseiro!


Assista o vídeo: RECEITA FÁCIL DE QUEIJO CASEIRO COM 3 INGREDIENTES


Artigo Anterior

Como fazer um vaso de garrafa de vinho de quadro-negro

Próximo Artigo

Como fazer barras de granola de framboesa (sem glúten)